Boas Práticas Contra Quadros Virais

Boas Práticas Contra Quadros Virais

Amanheci com muita dor de garganta, muita mesmo, e logo imaginei que não daria pra continuar com a conduta de evitar PS, pq talvez precisaria de antibiótico. Lá fui eu, e lá fiquei chocada com a quantidade de pessoas pedindo para fazer exame do corona (tem até uma senha corona na entrada do PS), pessoas aparentemente saudáveis, sem sintomas aparentes e dizendo que tiveram contato com viajantes de área foco. Além disso, pessoal do estacionamento, segurança de máscara e luva (detalhe: e por isso mão não sendo higienizada). Diante desse cenário, resolvi vir aqui ressaltar alguns pontos:

  • Máscara é para pessoas doentes, pq a transmissão é feita por gotícula e a máscara protege que essas gotículas sejam espalhadas no ar. Imagine a seguinte situação: vc, saudável, usando máscara e alguém com corona falando perto de vc, sua máscara não te protege da gotícula de saliva que sai da boca da pessoa infectada que pode ir na sua mão, por exemplo, e que depois vc pode colocar essa mão na boca ao comer uma banana, mesmo de máscara a contaminação aconteceu, entende? Por isso a melhor forma de prevenção é higienização das mãos e antebraços com frequência (e por isso sem necessidade de usar luva)
  • Evite ir ao PS só por curiosidade, vá se realmente estiver precisando de cuidados médicos. É justamente a postura dos curiosos que pode ajudar a propagar a doença (pq se vc não tem corona, lá o seu risco aumenta de pegar) e sobrecarregar o sistema de saúde, impossibilitando o atendimento de quem realmente está precisando
  • Evite aglomerações, como shopping, shows, baladas, festas, igreja e supermercados
  • Se vc faz compra semanal, aproveite esse momento para planejar compras para 1 mês para evitar as idas ao supermercado, farmácia e açougue. Sem exagero! Lembre-se que precisa ter mercadorias suficientes para todos.
  • Higienize com hipoclorito os alimentos que vc irá consumir crus
  • Na medida do possível, cancele festas, viagens, eventos sociais pelos próximos 15 dias e acompanhe as notícias
  • Álcool gel é uma alternativa rápida para higienização das mãos, é bom sempre ter por perto, mas se não possível, higienização com água e sabonete adequado tb vale.
Compartilhe este conteúdo
Fechar Menu