Novas recomendações para consumo de bebidas de 0 a 5 anos

Novas recomendações para consumo de bebidas de 0 a 5 anos

Essa semana foi publicado um relatório sobre bebidas saudáveis de 0 a 5 anos de idade. As recomendações foram desenvolvidas em colaboração de especialistas da Academia de Nutrição e Dietética (Academia), da Academia Americana de Odontopediatria (AAPD), da Academia Americana de Pediatria (AAP) e da American Heart Association (AHA) sob a liderança da Pesquisa sobre Alimentação Saudável (HER).

Veja abaixo as principais recomendações:

> Bebês de 0 a 6 meses: precisam apenas de leite materno ou fórmula infantil para obter líquidos e nutrição adequada.

> Bebês entre 6 e 12 meses: ainda devem usar leite materno ou fórmula infantil para atender à maioria de suas necessidades nutricionais diárias.

> Quando os alimentos sólidos forem introduzidos, o que normalmente acontece aos 6 meses, adicionar 120ml de água no intervalo das refeições. Ajuda os bebês a desenvolver habilidades para beber e aprender a gostar do sabor da água, o que leva tempo.

EVITAR!

> Bebês de 0 a 12 meses não devem beber: suco e leite de vaca!

> Crianças entre 12 e 24 meses: devem beber 235 ml a 950 ml de água diariamente para obter líquidos suficientes.

> A quantidade de água que cada criança precisa pode variar de um dia para o outro com base em sua atividade, clima ou quantidade de líquidos que recebe de outras bebidas, como leite ou alimentos.

> Crianças entre 12 e 24 meses de idade podem iniciar com leite integral pasteurizado, rico em nutrientes, como proteínas, cálcio e vitamina D. A quantidade recomendada é de 470 ml a 705ml por dia.

COM LIMITE

> Crianças de 12 a 24 meses de idade não devem beber mais que 120ml de suco de 100% frutas por dia. O ideal é o consumo da fruta fresca, se não for possível, a combinação da fruta fresca e inteira com suco de frutas é permitida, desde que não ultrapasse o consumo de 120 ml de suco natural por dia. A preferência a fruta é pela quantidade de fibra que ela oferece, além de não atrapalhar o consumo de água.

> Crianças de 2 a 3 anos devem beber 235ml a 950 ml de água diariamente para obter líquidos suficientes.

> A quantidade de água que cada criança precisa pode variar do dia-a-dia, com base em sua atividade, clima ou quantidade de líquidos que recebe de outras bebidas, como leite ou alimentos
Crianças de 2 a 3 anos de idade devem fazer a transição para um leite sem gordura pasteurizado (desnatado) ou com baixo teor de gordura (1%). A quantidade recomendada é de até 470ml por dia.

> Crianças de 4 a 5 anos devem beber de 350 ml a 1175ml de água por dia.

> A quantidade de água que cada criança precisa pode variar do dia-a-dia, com base em sua atividade, clima ou quantidade de líquidos que recebe de outras bebidas, como leite ou alimentos.

> Crianças de 4 a 5 anos de idade devem beber leite comum, sem gordura pasteurizado (desnatado) ou com baixo teor de gordura (1%). A quantidade recomendada é de até 590ml por dia.

> Crianças de 4 a 5 anos de idade não devem beber mais que 120ml a 175ml de suco natural por dia.
O ideal é o consumo da fruta fresca, se não for possível, a combinação da fruta com suco de frutas é permitida, desde que não ultrapasse o consumo de 175 ml de suco natural por dia. A preferência a fruta é pela quantidade de fibra que ela oferece, além de não atrapalhar o consumo de água.

Beijos da Gi

REFERÊNCIA

Compartilhe este conteúdo
Fechar Menu